top of page

Depressão: a terceira principal causa de morte de pessoas em plena vida produtiva no Brasil

A depressão é um sério problema de sáude no Brasil. Dados recentes do IBGE são alarmantes. A pesquisa recente – não leva em conta casos não declarados - o problema atinge em torno de 11 milhões de brasileiros com mais de 18 anos. Nos últimos vinte anos, o suicídio cresceu 30% entre os brasileiros com idades de 15 a 29 anos – este crescimento é maior do que a média da população - tornando-se a terceira principal causa de morte de pessoas em plena vida produtiva, hoje, estima-se que 25 pessoas cometam suicídio por dia.

Diante deste quadro, se torna urgente uma intervenção sócioeducativa sobre o tema.

Uma das missões da Casa da Psiquiatria é divulgar informações em linguagem acessível a todos públicos e encorajar pessoas que hoje estão sofrendo deste mal que procurem tratamento.

As novas abordagens terapêuticas que hoje já estão disponíveis podem trazer esperança para milhões de vidas, mas a grande parte do público as desconhece.

Além das medicações, psicoterapias e métodos invasivos, há outra técnicas que a população desconhece.

Existem procedimentos terapêuticos que já contam com parecer favorável do Conselho Federal de Medicina em resolução específica de 2012 e que pouquíssimos conhecem e serão mais facilmente aceitos pela população.

O que é Estimulação Magnética Transcraniana?

Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) ou na língua inglesa Transcranial Brain Stimulation (TMS) é capaz de gerar mudanças controladas nos neurônios em regiões alvo do cérebro, de acordo com o objetivo terapêutico. Se trata de uma técnica inovadora para tratar diversas doenças neuropsiquiátricas que tem como traço comum um desbalanceamento neuronal. O objetivo do tratamento visa estimular ou inibir áreas específicas do cérebro. Esta tecnologia avançada trata depressão e esquizofrenia, além de outras patologias que se encontram em pesquisa.