top of page

Pesquisa da USP busca pacientes com depressão refratária

Estudo vai avaliar tratamento com eletroconvulsoterapia, técnica que age sobre os neurotransmissores cerebrais


Depressao refratária

Um grupo de pesquisadores do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP busca voluntários, homens e mulheres, de 18 a 60 anos, que apresentem depressão refratária (aquela em que os sintomas persistem mesmo após o tratamento com antidepressivos) para estudo com tratamento baseado em eletroconvulsoterapia (ECT), que consiste na aplicação de um estímulo elétrico no cérebro, indolor e administrado sob leve anestesia. A técnica age sobre os neurotransmissores cerebrais.


De acordo com os pesquisadores da USP, a ECT é um procedimento controlado e seguro que produz bons resultados para pacientes que não melhoram da depressão com as medicações, ou ainda que não possam fazer uso de remédios, como gestantes e idosos.


Os pacientes selecionados para o estudo também passarão por exames de imagem (ressonância magnética), neuropsicológico e laboratoriais. Os interessados devem preencher um formulário de inscrição on-line neste link para triagem e aguardar retorno do grupo de estudo.


crédito: Jornal da USP https://jornal.usp.br/?p=414319

bottom of page